O Encontro Regional de Estudantes de Georafia da Região Sul(EREGEO) é um regional de estudantes de Geografia da Região Sul, é um movimento de convergência de ideia e ações políticas e com isso, esse evento vai acontecer na Universidade de Ponta Grosa no Paraná, saiba como participar e enviar o seu trabalho para esse evento, clicando no logotipo abaixo:
ENG-2010,dia 30 é o último prazo para você conferir o seu trabalho nos Anais do ENG, confira aqui se etá tudo certo caso contrário, todas as solicitações (de certificados e de alterações, por exemplo) devem ser realizadas somente através do endereço eng2010@agb.org.br . A comissão organizadora receberá seus certificados digitais independentemente da solicitação por email.
Workshop da Associação de Jovens Pesquisadores Polares: Perspectivas e oportunidades, vai ocorrer na Universidade do Estado do Rio de Janeiro,será em outubro.Quer saber mais clique aqui.
Eventos da Semana da água
30 de Setembro
A importância da biodiversidade urbana para a conservação dos recursos hídricos Horário: 13h ás 17h. Local: Morro Santana, nascente do arroio dilúvio
1º de outubro
Palestra: Água, bem indispensável; direito e dever de todos horário; 9:30min. ás 11:30min. Local: Assembléia Legislativa, 3º andar, praça da Matriz, 101, Porto Alegre.
7 de outubro Seminário Agência da Região Hidrográfica do Guaíba –instrumentos de gestão Horário: 8:30 ás 12h. Local: auditório do instituto Goethe, rua 24 de outubro, 115, Porto Alegre
Foi na escola Escola Estadual de Educação Básica Marcos Vinícius de Moraes, de Sapucaia do Sul, para o Ensino Médio que o colega Lissandro Cazuza, 7 º semestre do Unilasalle, realizou uma palestra para os alunos. Confira e depois deixe seus comentários.
3.ª edição do Encontro de Geografia do Instituto Federal Fluminense (IFF) ocorrerá entre os dias 16 e 19 de novembro, e que contará com as presenças de Ruy Moreira e Ivaldo Lima (UFF-Niterói), Aristides Soffiati (UFF-Campos), Carlos Freitas (UENF) entre outros. Esse ano a grande novidade e o espaço para comunicações livres, sendo que os trabalhos poderão ser submetidos entre os dias 20/09 e 08/10.Quer saber mais , clique aqui.
´ O Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais - LABOTER - do Instituto de Estudos Sócio-ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Institut de Recherche Pour le Dèveloppment - IRD (França) e Agence nacionale de la Recherche - ANR (França), realizarão no período de 3 a 5 de novembro de 2010 o Simpósio Internacional de Saberes Tradicionais, Biodiversidade, Biotecnologia e Dinâmicas Territoriais - SINBIOTEK, em Goiânia-GO / Brasil. Quer saber mais , clique aqui
Show da banda MD - dia 30 de setembro - 21h - no Barbatana Pub - Rua Dr. Timóteo, 214 - POA
Confira quem já foi nosso entrevistado e que estará aqui no SIG SUL.(nós também estaremos nesse evento! )
Dia 04/10 8h30min: Credenciamento
9h30min: Abertura Oficial – Auditório Bruno Ruedel (bordô)
10h – 12h: Conferência de Abertura: Modelos de localização ótima de serviços e instalações para o planejamento e desenvolvimento territorial – Dr. Antonio Moreno Jiménez – Universidad Autónoma de Madrid.
13h30min – 18h30min: Apresentação de trabalhos
Dia 05/10
8h30min - 12h30: Apresentação de trabalhos 13h30min – 18h30min: Minicursos
Parabenizamos a chapa nominata da AGB-Porto Alegre vencedora na gestão do biênio 2010-2012 e também no dia 11 de setembro, a nova diretoria da AGB-Rio.
A Fundação Gaia – Legado Lutzenberger,realiza no dia 13 de outubro de 2010, às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, a palestra “Eco pedagogia e Ação Pedagógica na Carta da Terra”. A professora Lívia Albanus (Pedagoga e Especialista em Gestão Ambiental, autora do livro Ecopedagogia:Educação e Meio Ambiente) fará uma exposição sobre os principais conceitos da ecopedagogia e tratará da sua aplicação prática na Educação através de projetos pedagógicos significativos e interdisciplinares, que tem como objetivo promover a conscientização e a cidadania planetária através das orientações estabelecidas na Carta da Terra. Entrada Franca! Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.
Tem Concurso Público na UFRGS- 1 vaga para Geógrafo, confira aqui o edital.
SIG-SUL, confira aqui os colegas que vão apresentar com os seus respectivos temas, se ficou interessado em assistir a apresntação deles você tem até o dia 27 para realizar a sua inscrição.
Dia 20 de Setembro comemoramos aqui no Rio Grande do Sul, a semana farroupilha ou simplesmente o dia do Gaúcho. Para você visitante ter uma idéia, é construída dentro do Parque Harmonia, no Centro de Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha. Isso mesmo, uma cidade construída dentro da outra. Nesse acampamento tem prefeitura, delegacia e várias casas, os chamados piquetes. Sugerismos a leitura do também gaúcho, Rogério Haesbaert que trabalha bem o que descrevo aqui.Quer saber nesse exato momento o que está acontecendo no acampamento, clique aqui.
Convidamos hoje para conversar com a gente e contar um pouco das nossas tradições o Samuel Dani formado em História (2007/1), em Direito (2007/2), Mestrado em Educação (2010/1) e agora começou a cursar Engenharia de Telecomunicações, todos no UNILASALLE, em Canoas/RS. Durante as graduações, trabalhou no Memorial do Rio Grande do Sul, no Museu do Ministério Público e lecionava História. Na parte do Direito, fez estágios em Fóruns e no Ministério Público. Após a conclusão das graduações, começou a dar aula em um curso preparatório para concursos nas matérias de Direito Administrativo e Direito Penal. Atualmente é Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul, e pedimos ao Samuel para contar aos nossos visitantes que moram no Brasil e no exterior, o que foi a Revolução Farroupilha?
Samuel Dani- Buenas, leitor! Tarefa valorosa explicar sobre uma epopéia, assunto que poderíamos falar por meses, e que está impressa em todas as almas que nascem nestas paragens, mas vamos tentar... Primeiramente se deve identificar as causas que deram início a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha ou como alguns comentam Decênio Heróico, de 20 de Setembro de 1835 a 1 de Março de 1845.evento que marcou a História do Brasil, e imprime na identidade do gaúcho, características peculiares. Embora muitos ainda responsabilizem a taxação do charque como primeira causa da Revolução Farroupilha, a verdadeira razão da mesma foi uma questão que está nas discussões políticas atuais: o chamado pacto federativo.
Pacto federativo no contexto seria o respeito às vocações, conquistas e potencialidades internas em relação a toda uma construção de identidade como nação. Para ilustrar o sentimento da época, é interessante ver esta parte da carta de Bento Gonçalves enviada ao Regente Feijó, quando da deposição do Governador Braga e início do sítio de Porto Alegre:
O pampeiro destas paragens tempera o sangue rio-grandense de modo diferente do de certa gente que há por ai. Nós, rio-grandenses, preferimos a morte no campo áspero da batalha do que as humilhações nas salas blandiciosas do paço do Rio de Janeiro. O Rio Grande é a sentinela do Brasil que olha vigilante para o Rio da Prata. Merece, pois, mais consideração e respeito. Não pode, nem deve ser oprimido por déspotas da fancaria. Exigimos que o governo imperial que nos de um governador de nossa confianca, que olhe pelos nossos interesses, pelo nosso progresso, pela nossa dignidade, ou nos separaremos do centro, e, com a espada na mão, saberemos morrer com honra ou viver com liberdade.
A Revolução Farroupilha teve influência ideológica das Províncias do Prata, líderes como Bento Gonçalves, General Netto, Onofre Pires do Canto, Davi Canabarro, em sua maioria eram estancieiros com grandes laços com Uruguai e Argentina. Durante a Revolução, também houve a participação de italianos refugiados, envolvidos com o movimento republicano na Itália como Giuseppe Garibaldi. O movimento não teve aceitação integral no Rio Grande do Sul, ficando delimitado mais na metade sul, vocacionada as estâncias produtoras de charque, e não ao norte, do estado, e colônias de imigrantes.
Em seu auge a República Rio Grandense se estendeu até Santa Catarina, onde foi proclamada na cidade de Laguna, a república Juliana, com Anita e Giuseppe Garibaldi e Davi Canabarro na maior façanha da Revolução, o transporte por terra de dois lanchões, de nome Seival e Farroupilha, até tramandaí, pois Porto Alegre e Rio Grande estavam em mãos imperiais. No que tange a enfrentamentos militares, os principais foram: Seival, em 10 de setembro de 1836; Fanfa, em 4 de outubro de 1836; Rio Pardo, em 30 de abril de 1837; Laguna (foram na verdade, dois combates, aquele em que os farrapos tomaram a cidade, em 22 de julho de 1839, e o de quando as forças imperiais a retomaram, em 15 de novembro de 1839); Taquari, em 3 de maio de 1840; São José do Norte, em 16 de junho de 1840; Ponche Verde, em 26 de maio de 1843 e Porongos, em 14 de novembro de 1844.Para combater os farroupilhas o Exército Imperial, em 1842, dispunha de 12 mil soldados, ou seja, mais de metade da força militar total do Brasil, calculada em 22000 soldados. Para termos idéia, este número mostra a superioridade tática dos Farroupilhas, cujas forças eram cerca de 3.500 homens, que lutaram por 10 anos contra o Império do Brasil... Feitos como estes são motivos de frases como a de Oswaldo Aranha: “Quando se quiser escrever a História do Brasil, queiram ou não tem-se que molhar a pena no sangue do Rio Grande do Sul” e como brada nosso Hino: “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.”
PPEG- Na década de 90, haviam pessoas querendo a “ separação do Rio Grande do Sul com os outros estados”, o denominado movimento separatista. Qual a sua opinião sobre esse assunto.
Samuel Dani- Antes de opinarmos sobre o separatismo, teríamos que nos questionar sobre qual o ideal de Brasil que estamos construindo e qual o ideal de nação que foi proposto na Independência em 1822 e pelos na República em 1889. Penso que se todas as vocações regionais fossem respeitadas e incentivadas, bem como houvesse investimentos uniformes em todas as 27 unidades federativas, duvido que alguém discutisse separatismo. O problema central é saber quanto brasileiro sou, morando no Acre, em Roraima, em Rondônia, no Rio Grande do Sul... quanto do Estado Brasileiro está presente em minha vida e em quais setores vejo este Estado presente. Muitos cidadãos só percebem a figura do Estado como cobrador de impostos e não como promotor da cidadania e do bem estar social. Infelizmente no Brasil, ainda vive-se regionalismos e mesmo quase 200 anos após a Independência, não se discutiu qual o ideal de nação que vamos construir daqui para a frente, juntando todos os entes federativos para a discussão.
Como estamos no mês que antecede o das eleições, é interessante saber que, por exemplo, unidades federativas como Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins possuem oito deputados cada um e São Paulo possui 70... (sim, sei que este número é relacionado com a população de cada estado). Sendo assim, fica realmente difícil para alguns estados se sentirem parte do processo decisório, e terem seus interesses e manifestações propostos... Infelizmente ainda não resolvemos questões que estavam em pauta nas primeiras décadas do século XIX e que resultaram em revoltas como Confederação do Equador, Cabanagem, Balaiada, Sabinada e a Revolução Farroupilha. E depois falam que não é preciso estudar História...
PPEG - E esse Buchicho, o que me diz tchê?
Samuel Dani- Bah... muitas coisas! Entre elas o fato de que amo poesia... tenho várias decoradas e poesias são uma grande fonte de estudo. Adoro ler Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes, Mário de Andrade, Augusto dos Anjos, e é claro os gaúchos (regionalistas). Mas o principal significado, em minha opinião, é que junto com Payada, também de Jayme Caetano Braun, Bochincho contém as matrizes da construção do ideal de Gaúcho que alguns pregam... Pode-se fazer uma tese de doutorado com ela..., pois aborda dezenas de temas em algumas linhas como: comportamento humano, relações sociais, gênero, família, e é claro o espírito gaudério de não levar desaforo pra casa...
O Encontro de Geógrafos da América Latina, EGAL , foi prorrogado o envio de trabalhos,até 0 dia 15 de outubro, clique aqui e obtenha maiores informações.
O Simpósio Temático HISTÓRIA E POLÍTICA NO SÉCULO XX: DISCURSOS, IMAGENS E ESPAÇOS DE RESISTÊNCIAS, confira aqui.
Concurso Público para Geógrafo -São Leopoldo,RS, 1 vaga, confira aqui o edital.
Nós vamos abordar aqui, em breve o fato que envolveu com a comunidade quilombola Família Silva , que é primeiro Quilombo Urbano de Brasil, mas segue abaixo um convite da família.
O Encontro Nacional dos Geógrafos acabou, mas aqui no nosso blog ainda não! Então para ganhar uma camiseta tamanho G, cor branca, do ENG é fácil. Basta responder a seguinte questão colocando o seu nome, cidade e email nos comentários: O que você mais gostou do Encontro Nacional dos Geógrafos-2010 e Por quê? A melhor frase ou depoimento vai ganhar essa camiseta da foto que será escolhida por uma comissão que será identificada no dia do resultado, 30 de setembro. Participe!!
Lembre-se o prazo está acabando:
Os certificados dos encontristas não associados a uma seção local da AGB serão enviados para AGB Nacional, localizada em São Paulo - SP.
Para solicitar novos certificados ou correções destes há duas possibilidades: Através do endereço eng2010@agb.org.br . Neste caso, os certificados serão enviados digitalmente para o endereço eletrônico do solicitante. Há uma certificação digital em cada um destes, o que valida o seu envio eletrônico. O prazo para estas solicitações é 30 de setembro de 2010.
Atenção!
Todos os contatos acerca do XVI ENG devem ser realizados SOMENTE através do endereço eletrônico eng2010@agb.org.br , os outros endereços disponibilizados (ouvidoria, oficinas, trabalhos de campo, etc) foram extintos. Caso o seu trabalho não esteja na preliminar dos Anais você deve solicitar correções, inclusões ou exclusões através do endereço eng2010@agb.org.br até 30 de setembro de 2010.
Confira aqui se o seu trabalho está certo e se consta no preliminar dos Anais.
Enquanto isso vamos nos lembrar um pouco do ENG-2010
A licenciatura está estacionada, mas concluiu o Bacharelado em Geografia pela Unilasalle em 2008. Atualmente leciona para o ensino médio na Escola Adventista de Gravataí, um ambiente tranqüilo, escola pequena e fora do agito da capital é assim que define Alice Bastos que está gostando da experiência de trabalhar com adolescentes, pois quando eles se sentem aceitos e amados a aprendizagem acontece naturalmente que acabou percebendo pela sua experiência de mãe,de um menino e menina, os quais a ajudaram a ter mais paciência e compreensão com os alunos. Desde já agradeço a Alice pela entrevista e também por ter me indicado para realizar o meu primeiro estágio na empresa de GaussGeo, que serão convidados a participar também no aqui no blog. Bom, depois de a entrevista deixe seus comentários para a nossa entrevistada
PPEG - Como foram os seus estágios?
Alice Bastos- Fiz um estágio de licenciatura numa escola perto da minha casa lecionando para uma sétima série e confesso que não fiquei nem um pouco empolgada com a experiência. Já tinha experiência de um ano como professora na Escola Adventista de Porto Alegre, lecionando para quintas e sextas-séries. Afinal, cheguei à conclusão que não tenho paciência para trabalhar com Ensino Fundamental. O estágio no bacharelado realizei em uma empresa de Mapeamento, onde tive oportunidade de trabalhar com um Sistema de Informações Geográficas. Mas o estágio que foi mais emocionante foi numa empresa de consultoria ambiental, realizando EIA-RIMA na área sócio-econômica.
PPEG – És professora de uma escola adventista, como é trabalhar questões como planejamento familiar, entre outros assuntos polêmicos em sala de aula?
Alice Bastos- Na escola que trabalho há uma grande parcela de alunos evangélicos ou simpatizantes que quase sempre levam o assunto para o campo espiritual. Sempre analisamos todas as vertentes de pensamento, respeitando a todas.
PPEG- Conte aos nossos visitantes, resumidamente, como foi seu trabalho de conclusão.
Alice Bastos: Meu TCC foi a conclusão de uma pesquisa que realizei concomitante à graduação, com auxílio do Professor Rubens, engenheiro de Minas, sobre os impactos ambientais causados pelas minas de basalto, na região de Nova Prata/RS. Para o mapeamento contei com o auxílio da equipe do Labgeo da Ecologia da UFRGS, coordenada pelo Professor Hasenack. Foi uma oportunidade muito rica de aprendizagem e de vivência na pesquisa.
PPEG- Deixe uma sugestão de prática pedagógica aos nossos colegas que estão realizando estágio.
Alice Bastos- Bom, já que o dia do Gaúcho está aí e muitos devem ir à Expointer ou ao Parque Farroupilha, sugiro um trabalho de campo: Montar uma entrevista com algumas questões sobre agricultura e pecuária do Rio Grande do Sul. Ou, ainda analisar aspectos geográficos presentes nas canções tradicionais (Querência Amada, Canto Alegretense, Céu Sol Sul, Eu sou do Sul). O terceiro ano do Ensino Médio trabalha Região Sul. O primeiro ano trabalha com agropecuária.
Foi Prorrogado o envio de resumos para o Simpósio Integrado de Geotecnologias do Cone Sul SIG-SUL, Até o dia 13 de setembro, maiores informações cliqui aqui.
XI jornada de Trabalho CEGeT- Trabalho e as Escalas de Práxis Emancipatórias: Autonomia de classe frente á territorialização do capital. Informações, clique aqui.
XIII EGAL (Encontro de Geografos da AMerica Latina) que se realizara entre os dias 25 a 29 de julho de 2011, na Costa Rica, o resumo pode ser enviado até o dia 15 de setembro. Quer saber mais clique aqui.
Parbenizamos os Biólogos e por isso indicamos A Série Professor Campeão: o formato importa, do nosso já entrevistado Luiz Mello, confira aqui.
Você conhece a revista eletrônica Para onde!? organizada pelos UFRGS, acesse aqui e confira.
Segue abaixo programação das conferências do Encontro de Geografia da Universidade Cruzeiro do Sul. O Encontro vai ocorrer das 8h às 12h, na Rua Regente Feijó, 1295, Anália Franco, São Paulo.
Conferências:
dia 27/09- (10h) Prof. Dr. Antonio Carlos Robert de Moraes- Docente da USP. Tema: "Os campos da Geografia".
dia 28/09-(8h) Prof. Dr. Marcio Roberto Toledo, doutor pela Unesp. Docente da Unicid. Tema: "A modernização da agricultura e dos portos no Brasil pós 1990".
dia 30/09-(8h) Maurício Marinho - Fundação Florestal, Diretor de Plano de Manejo, ex-gestor do Parque Estadual Intervales. Tema: "Gestão de Unidades de Conservação e relação com as populações locais?.
dia 31/09- (8h) Mesa: Profa. Dra. Nidia Nacib Pontuschka. Docente da USP e Marcos Soares, doutorando de Geografia-USP. Tema: "Os desafios do ensino de Geografia no Brasil"
dia 01/10- (8h) Profa Dra. Larissa Mies Bombardi. Docente da USP. Tema: "A mundialização do capital e o campo brasileiro no século XXI"
As inscrições são gratuitas e além das conferências há possibilidade de apresentação de trabalhos (comunicação oral) por estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, bem como geógrafos.