sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uso de Imagem Satélite em Sala de Aula-Dra.Tânia Sausen

EM 1973 formou-se em Geografia -Licenciatura Plena pela PUCRS a professora Tânia Sausen, e em 1980 tornou-se Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE) e realizou Doutorado em Geografia Física pela USP em 1988. Dando início as entrevistas sobre o Uso de Imagem de Satélite em Sala de Aula convidamos a Dra. Tânia Sausen, que agradecemos desde já. Após a leitura da entrevista deixe seus comentários.

PPEG- Conte-nos um pouco sobre o projeto EDUCA SeRe.

Tânia Sausen - Na realidade o EDUCA SeRe é um programa, dividido em cinco projetos. Ele tem por objetivo gerar material didático, a baixo custo, dedicado ao ensino de sensoriamento remoto nos níveis fundamental, médio e superior, de tal forma que dissemine e torne acessível esta tecnologia a todas as camadas da sociedade.

Os objetivos específicos do programa são:

• Promover a criação de uma massa crítica sobre o uso e as aplicações da tecnologia de sensoriamento remoto no país e na região do Mercosul, através da disseminação e comercialização de material didático de baixo custo;

• Difundir, no meio docente e discente, diferentes produtos adquiridos por satélites de sensoriamento remoto existentes na atualidade, de tal forma que eles sejam amplamente divulgados;


• Socializar os conhecimentos de sensoriamento remoto para fomentar novos projetos de pesquisas e aplicações na área de recursos naturais;

• Motivar instituições de ensino, tais como universidades, a tomarem parte na elaboração de material didático para o ensino de sensoriamento remoto;


• Motivar empresas privadas a colaborarem na confecção de material didático voltado para o ensino de sensoriamento remoto.

Os projetos são:

• Projeto Educa SeRe I – Cadernos Didáticos no Ensino de Sensoriamento Remoto;
• Projeto Educa SeRe II – CD ROM para o Ensino de Sensoriamento Remoto;
• Projeto Educa SeRe III – Elaboração de Cartas Imagens para o Ensino de Sensoriameto Remoto
• Projeto Educa SeRe IV – Elaboração de Homepages para o Ensino de Sensoriamento Remoto;
• Projeto Educa SeRe V – Elaboração de Jogos para o Ensino de Sensoriamento Remoto.

Este programa surgiu em 1997, após a realização da I Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do MERCOSUL, quando foi constatada a falta de material didático para o ensino de sensoriamento remoto em todos os níveis formais de ensino, para sanar este problema eu criei o Programa EDUCA SeRe e dei mais ênfase ao ensino fundamental e médio.

PPEG - Que sugestão a Sra. daria aos professores para utilizar o sensoriamento remoto em escolas que não possuem o computador?

Tânia Sausen - As imagens geradas pelos sensores remotos podem ser utilizadas como recursos didáticos em sala de aula, para tornar mais atraente, mais compreensível e interessante às aulas de geografia, história, meio-ambiente, matemática, ciências. E, finalmente, não é necessário ter computador para poder trabalhar com sensoriamento remoto, basta ter uma imagem em papel que funciona perfeitamente, eu mesma quando comecei a trabalhar com esta técnica em 1975 não utilizava computador, mesmo porque os microcomputadores só apareceram no país na década de 80.

Com uma simples imagem de papel o professor pode planejar uma excelente aula de geografia ou de ciência, porque a qualidade da aula não depende da imagem de satélite, mas do conhecimento que o professor tem do assunto a ser abordado, da boa didática.

PPEG - Com o tema abordado na sua palestra: Desastres no Mundo e na Região Sul: ontem e amanhã e o papel das Geotecnologias, perguntamos: a Geotecnologia usada hoje é um realizador de estratégias / planejamento, em casos como das enchentes ocorridas recentemente em Alagoas e Pernambuco?

Tânia Sausen - Não, a geotecnologia não realiza nada quem tem a capacidade de realizar qualquer coisa é o ser humano, por sua capacidade de raciocínio, a geotecnologia é uma excelente ferramenta para auxiliar na tomada de decisões, no monitoramento e na prevenção de desastres naturais ou de impactos ambientais.

PPEG- Em 2005 teve o SIG-SUL e assistimos a sua palestra sobre o Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas nas Licenciaturas. Esse ano terá o mesmo evento e a Sra. vai participar novamente. Poderia proporcionar aos nossos visitantes qual será o tema abordado?

Tânia Sausen -Monitoramento de estiagens na região Sul do Brasil utilizando dados EVI/MODIS





2 comentários:

  1. Excelente entrevista.

    Os Sensoriamento Remoto aplicados em sala de aula como apoio a outras disciplinas, realmente podem ser valiosos.

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  2. Eu concordo com meu antecesor é uma EXCELENTE ENTREVISTA.
    Mais ainda de tratar-se da Doutora Tânia Sausen, uma das melhores pesquisadoras do INPE na temática do Sensoriamento Remoto e pioneira do programa EDUCA SeRe.
    Lamentavelmente muitos países de América do Sul e o Caribe, entre outros não se estão dando a aplicação que corresponde ao Sensoriamento Remoto, por tanto é preciso a
    preciso a promoção, e difução, e o mais importante a sociabilização dos conhecimentos de sensoriamento remoto em todas as esferas, isso somente sera possível através do ensino nos diferentes níveis educativos, acho que o passo primeiro será dar capacitação aos professores de ensino fundamental e médio para que eles possam disseminar esses conhecimentos
    a seus alunos.
    Eu particularmente tenho interesse em dar uma replica do programa EDUCA SeRe no meu país, mais ainda que estamos em pleno processo de Zoneamento e Ordenamento de nosso território,
    a disseminação dos conhecimentos é muito importante.

    Tenho muitas lembranças da Doutora Tânia Sausen, pra mim foi muito legal saber desta entrevista, gostaria estar novamente em contato com ela e de tudo o equipe de pesquisadores do Centro Regional Sul de Santa Maria - RS.

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