quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Análise Geográfica da letra da música Asa Branca

Em tempos de festa junina, foi realizada a análise da letra da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira com a turma do Ensinando e Aprendendo com Jovens e Adultos, o EAJA do Unilasalle, entre as idades de 16 até 74 anos. Escolhi essa música por que todos poderiam participar da minha proposta didática feita em 3 períodos.

Os materiais usados:

Um micro-system, o cd da música Asa Branca, xerox da letra da música, mapa político do Brasil, 1 folha A3 e durex.

Procedimentos:

Como os alunos do EJA estavam se preparando para a prova do ENEM realizei uma metodologia rápida e pouco cansativa para o dia da prova, caso existisse alguma questão desse de tipo. Primeiro distribui a letra da música para cada aluno e a ampliei em um xerox na folha A3 e a colei com durex no quadro-negro.

Utilizei o mapa político do Brasil para localizar a região nordeste abordando as suas características climáticas, da vegetação, processo de migração, os cincos estados brasileiros que são cruzados pelo rio São Francisco conceituando a sua nascente e a sua foz, sendo que a escolha desse rio é devida ao projeto da transposição de parte de suas águas.

Depois de ouvirem e “cantarem” a música, começamos analisar as estrofes de acordo com o entendimento de cada um, conforme as explicações apresentadas e dialogadas no decorrer das aulas além da criação de questões que poderiam identificar cada estrofe facilitando o ensino-aprendizagem; com isso aquelas questões com textos longos não seriam mais o problema, até por que, havia alunos com mais de trinta anos afastados do âmbito escolar, e nisso sempre ocasionaria aquela dúvida: “aonde começo?”

O trabalho com o título O Rio da Discórdia Nacional: análise geográfica da letra da música Asa Branca (2009, fl.21) foi feito juntamente com o colega Daniel Cruz para a disciplina Metodologia no Ensino da Geografia ministrada pelo professor Otávio Lima, nesse trabalho elaboramos conjuntamente outras metodologias.

Após você escutar a música e ler a análise feita nessa disciplina responda: Como você abordaria essa música em sala de aula?





Obras mencionadas na Análise Geográfica da letra da música Asa Branca:

AB’SABER, Aziz. Caatingas: o domínio dos sertões secos. In: ___Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Atiliê Editorial, 2003, p.85.

CORREA, Roberto L CASTRO, Iná E. de GOMES, Paulo C. da C. Desterritorialização: entre redes e aglomerados de exclusão. In:__Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.p.170.

HAERSBAERT, Rogério C. Desterritorialização e reterritorializaçã: a criação e a destruição de territórios. In: ___O mito da desterritorialização: do fim dos territórios á multiterritorialidade. RJ: Bertrand Brasil, 2004, p.127.

______. O espaço Geográfico. Latifúndio e Identidade Regional. Porto Alegre: Mercado, 1988, p.19.

______. Desterritorialização. In:___Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto. 2002, p.170.

SANTOS, Milton. O espaço geográfico. In:__Metamorfoses do espaço habitado.São Paulo: Hucitec. 1997, p.63.64.

_______. Os migrantes no lugar: da memória á descoberta. In: ___ A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2006.p.328.

TORRES, Camila, BARONIO, Luciana, CONTREIRAS, Marco, FERREIRA, Silvana. Regionalismo e Fenomenologia: abordagem geográfica do tradicionalismo gaúcho. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Teoria da Regionalização, Curso de Geografia, Centro Universitário La Salle, 2006.

Um comentário:

  1. Acho muito interessante essa idéia de analisar a letra da música dessa forma. assim como professores de outras línguas fazem para ensinar acho válido ensinar outras coisas além da língua.

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