Em tempos de festa junina, foi realizada a análise da letra da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira com a turma do Ensinando e Aprendendo com Jovens e Adultos, o EAJA do Unilasalle, entre as idades de 16 até 74 anos. Escolhi essa música por que todos poderiam participar da minha proposta didática feita em 3 períodos.
Os materiais usados:
Um micro-system, o cd da música Asa Branca, xerox da letra da música, mapa político do Brasil, 1 folha A3 e durex.
Procedimentos:
Como os alunos do EJA estavam se preparando para a prova do ENEM realizei uma metodologia rápida e pouco cansativa para o dia da prova, caso existisse alguma questão desse de tipo. Primeiro distribui a letra da música para cada aluno e a ampliei em um xerox na folha A3 e a colei com durex no quadro-negro.
Utilizei o mapa político do Brasil para localizar a região nordeste abordando as suas características climáticas, da vegetação, processo de migração, os cincos estados brasileiros que são cruzados pelo rio São Francisco conceituando a sua nascente e a sua foz, sendo que a escolha desse rio é devida ao projeto da transposição de parte de suas águas.
Depois de ouvirem e “cantarem” a música, começamos analisar as estrofes de acordo com o entendimento de cada um, conforme as explicações apresentadas e dialogadas no decorrer das aulas além da criação de questões que poderiam identificar cada estrofe facilitando o ensino-aprendizagem; com isso aquelas questões com textos longos não seriam mais o problema, até por que, havia alunos com mais de trinta anos afastados do âmbito escolar, e nisso sempre ocasionaria aquela dúvida: “aonde começo?”
O trabalho com o título O Rio da Discórdia Nacional: análise geográfica da letra da música Asa Branca (2009, fl.21) foi feito juntamente com o colega Daniel Cruz para a disciplina Metodologia no Ensino da Geografia ministrada pelo professor Otávio Lima, nesse trabalho elaboramos conjuntamente outras metodologias.
Após você escutar a música e ler a análise feita nessa disciplina responda: Como você abordaria essa música em sala de aula?
Os materiais usados:
Um micro-system, o cd da música Asa Branca, xerox da letra da música, mapa político do Brasil, 1 folha A3 e durex.
Procedimentos:
Como os alunos do EJA estavam se preparando para a prova do ENEM realizei uma metodologia rápida e pouco cansativa para o dia da prova, caso existisse alguma questão desse de tipo. Primeiro distribui a letra da música para cada aluno e a ampliei em um xerox na folha A3 e a colei com durex no quadro-negro.
Utilizei o mapa político do Brasil para localizar a região nordeste abordando as suas características climáticas, da vegetação, processo de migração, os cincos estados brasileiros que são cruzados pelo rio São Francisco conceituando a sua nascente e a sua foz, sendo que a escolha desse rio é devida ao projeto da transposição de parte de suas águas.
Depois de ouvirem e “cantarem” a música, começamos analisar as estrofes de acordo com o entendimento de cada um, conforme as explicações apresentadas e dialogadas no decorrer das aulas além da criação de questões que poderiam identificar cada estrofe facilitando o ensino-aprendizagem; com isso aquelas questões com textos longos não seriam mais o problema, até por que, havia alunos com mais de trinta anos afastados do âmbito escolar, e nisso sempre ocasionaria aquela dúvida: “aonde começo?”
O trabalho com o título O Rio da Discórdia Nacional: análise geográfica da letra da música Asa Branca (2009, fl.21) foi feito juntamente com o colega Daniel Cruz para a disciplina Metodologia no Ensino da Geografia ministrada pelo professor Otávio Lima, nesse trabalho elaboramos conjuntamente outras metodologias.
Após você escutar a música e ler a análise feita nessa disciplina responda: Como você abordaria essa música em sala de aula?
Análise geográfica da letra da música Asa Branca
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Obras mencionadas na Análise Geográfica da letra da música Asa Branca:
AB’SABER, Aziz. Caatingas: o domínio dos sertões secos. In: ___Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Atiliê Editorial, 2003, p.85.
CORREA, Roberto L CASTRO, Iná E. de GOMES, Paulo C. da C. Desterritorialização: entre redes e aglomerados de exclusão. In:__Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.p.170.
HAERSBAERT, Rogério C. Desterritorialização e reterritorializaçã: a criação e a destruição de territórios. In: ___O mito da desterritorialização: do fim dos territórios á multiterritorialidade. RJ: Bertrand Brasil, 2004, p.127.
______. O espaço Geográfico. Latifúndio e Identidade Regional. Porto Alegre: Mercado, 1988, p.19.
______. Desterritorialização. In:___Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto. 2002, p.170.
SANTOS, Milton. O espaço geográfico. In:__Metamorfoses do espaço habitado.São Paulo: Hucitec. 1997, p.63.64.
_______. Os migrantes no lugar: da memória á descoberta. In: ___ A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2006.p.328.
TORRES, Camila, BARONIO, Luciana, CONTREIRAS, Marco, FERREIRA, Silvana. Regionalismo e Fenomenologia: abordagem geográfica do tradicionalismo gaúcho. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Teoria da Regionalização, Curso de Geografia, Centro Universitário La Salle, 2006.
AB’SABER, Aziz. Caatingas: o domínio dos sertões secos. In: ___Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Atiliê Editorial, 2003, p.85.
CORREA, Roberto L CASTRO, Iná E. de GOMES, Paulo C. da C. Desterritorialização: entre redes e aglomerados de exclusão. In:__Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.p.170.
HAERSBAERT, Rogério C. Desterritorialização e reterritorializaçã: a criação e a destruição de territórios. In: ___O mito da desterritorialização: do fim dos territórios á multiterritorialidade. RJ: Bertrand Brasil, 2004, p.127.
______. O espaço Geográfico. Latifúndio e Identidade Regional. Porto Alegre: Mercado, 1988, p.19.
______. Desterritorialização. In:___Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto. 2002, p.170.
SANTOS, Milton. O espaço geográfico. In:__Metamorfoses do espaço habitado.São Paulo: Hucitec. 1997, p.63.64.
_______. Os migrantes no lugar: da memória á descoberta. In: ___ A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2006.p.328.
TORRES, Camila, BARONIO, Luciana, CONTREIRAS, Marco, FERREIRA, Silvana. Regionalismo e Fenomenologia: abordagem geográfica do tradicionalismo gaúcho. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Teoria da Regionalização, Curso de Geografia, Centro Universitário La Salle, 2006.
Acho muito interessante essa idéia de analisar a letra da música dessa forma. assim como professores de outras línguas fazem para ensinar acho válido ensinar outras coisas além da língua.
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