quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jogos nas Aulas de Geografia-Geógrafo Francisco Tupy

Francisco Tupy, é Geógrafo com licenciatura e bacharelado pela USP, e tem um blog muito interessante(clique aqui e confira) é ele que vai encerrar o nosso ciclo de entrevistas sobre a escolha feita por você na nossa enquete. Deixe seus comentários para o nosso entrevistado. Perguntamos ao professor Tupy, Os jogos virtuais, que são um elo na diferenciação para a realidade, na sua opinião os jogos acabam contribuindo no processo de ensino- aprendizagem ?
Francisco Tupy- Depende de como forem aplicados. Existem jogos baseados na realidade com elementos distorcidos, nesse caso é um desserviço a cultura.
Por exemplo, em Final Fantasy existe uma mulher com o nome de uma entidade Indiana chamada Shiva, que na verdade é um homem, aqueles que tiverem contato com o jogo e não conhecerem esse panteão, ficarão com associação errônea da divindade em questão. Existem milhares de exemplos dessa natureza que pude presenciar. Então, para um jogo ganhar um teor educativo, principalmente os que são feitos com esse fim, necessitam ser muito bem analisados pelo professor e como esse jogo deve ser aplicado, com desafio e atividades que contam para o sucesso dessa empreitada.
Os jogos, sejam “serious games” ou jogos comerciais sempre decodificam símbolos do seu tempo, dessa maneira aguçam a criatividade a abstração e com isso podem ser excelentes instrumentos de ensino, pois será uma forma de abstrair, trazer realidades diferentes, desenvolver reflexões, entre outras questões.

PPEG- Sabemos que és um grande entusiasta dos jogos eletrônicos. Qual a sua sugestão, para os nossos visitantes, de jogo para ser usado em sala de aula que não seja virtual?
Francisco Tupy- Sou um entusiasta de qualquer tipo de jogo,inclusive jogos de tabuleiros e esportivos, principalmente quando podemos ensinar com essas práticas.
Os jogos virtuais podem ser aplicados de maneira simples e fácil em sala aula com sites que podem ser acessados de qualquer computador, http://gamesforchange.com/ com um mouse e um teclado é fácil de interagir.
Voltando a questão dos jogos não virtuais, existem ótimos jogos de tabuleiros que são clássicos em nosso cotidiano como Banco Imobiliário e War, tratam de questões espaciais, é uma forma de interagir com um mapa e dependendo da análise e de como um professor pode aplicar, pode ser uma ótima experiência de ensino.
Existem jogos de tabuleiro menos conhecidos, por exemplo o: Dou Shou Qi, que é uma forma de um xadrez com animais, original da China, trata-se de um jogo divertido e com elementos tanto de um terreno e a fauna daquele lugar. Existem muitos outros jogos étnicos/históricos , Bagha Chall, Siege, Go, Senet, etc, basta procurar.
Além disso existem outros tipos de jogos que podem ser aplicados em sala de aula, conciliando a o virtual e o real, tal como as atividades com GPS (que hoje está cada vez mais presente nos aparelhos celulares), como geocaching ou caça ao tesouro ou desenhar baseado a função geo tracking, ou seja, andar com o aparelho e traçar rotas em forma de desenho.

Um comentário:

  1. Adoro o blog e os textos do Tupy. Ele é o cara da Geografia.
    Sempre pensando ir além, buscando compreender tecnologia, comunicação, e economia, artes e o que mais puder. Infelizmente em nossa ciência, todos são muito centrados no umbigo e na comodidade, mas ele faz a diferença. Está de parabéns mais uma vez.

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