sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aquecimento Global ou Resfriamento Global? Preparativos

Colocamos hoje para "aquecer" o nosse debate, com respeito aos nossos entrevistados e tendo bom nível que até hoje tem o nosso blog, colocamos essa pergunta e resposta (fonte:entrevista AGA: )

1- Quais são as falhas contidas nas conclusões propagadas pelo IPCC quanto ao aquecimento global causado pela “ação antropogênica”?

R. O IPCC não comprova que o aquecimento global seja produzido pelo homem. Os estudos realizados mostram que a variabilidade natural do clima é grande, que o aquecimento global ocorrido (± 0,5°C) está dentro do limites da variabilidade natural e que é impossível , com o conhecimento atual que se tem do clima, identificar e comprovar o possível aquecimento antropogênico. São 3 argumentos básicos que estão contidos na minha versão mais nova do aquecimento. A) As séries de temperatura média global não são representativas. Nos últimos anos, o número de estações climatométricas foi drasticamente reduzido, de cerca de 14 mil no final da década de 1960 para menos de 1.000 que são utilizadas hoje pelo Goddard Institute for Space Studies ( Dr. James Hansen), NASA. A maior parte das estações, que foram desativadas, estão na zona rural. As de cidades sofrem o efeito da urbanização, o chamado “efeito ilha de calor urbana”(ver artigo), que produz uma tendência de aquecimento. B) O aumento da concentração de CO2 não se correlaciona com o aumento de temperatura. Após o término da 2ª Guerra Mundial, o consumo de petróleo se acelerou, no entanto a temperatura média global diminuiu. Em eras passadas, como os interglaciais passados, 130 mil, 240 mil e 340 mil anos atrás, as temperaturas estiveram 6ºC a 10ºC mais elevadas que as atuais, com concentrações de CO2 muito inferiores às atuais, conforme artigo da Nature (462) de 19 de novembro de 2009. Portanto, não é o CO2 que aumenta a temperatura do ar e, sim, o contrário. O aumento de temperatura provoca aumento da concentração de CO2, principalmente devido ao aquecimento dos oceanos. C) Finalmente, os modelos de clima usados para as “projeções” da temperatura média global nos próximos 100 anos, são modelos ainda incipientes e não representam a complexidade e interações dos processos físicos que determinam o clima. Os cenários utilizados pelo IPCC são hipotéticos e é muito provável que não venham a se materializar porque os oceanos, ao ser resfriarem, passarão a absorver mais CO2. Ou seja, as simulações feitas com modelos de clima são meros exercícios acadêmicos e não se prestam à formulação de políticas adequadas para o desenvolvimento da Sociedade.



Campanha da Fraternidade 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário