terça-feira, 25 de setembro de 2012

Culpa do Mercado???? Acabar com curso de Licenciatura????Não acreditamos nisso!!!

Unilasalle pode cancelar ingresso de estudantes em cinco cursos:Centro universitário garante formatura para os matriculados


Canoas - O Centro Universitário La Salle (Unilasalle) anunciou nesta segunda-feira a possibilidade de cancelar o ingresso em cinco cursos. O Conselho Universitário irá analisar, nesta sexta-feira, o fechamento de vagas nas graduações de Geografia, Matemática, Psicopedagogia, Ciências Econômicas e Negócios Imobiliários (tecnológico). A medida, segundo o vice-reitor Cledes Casagrande, deve-se à baixa procura em recentes vestibulares. Ele garante, porém, que os matriculados têm garantidos o processo de conclusão e a formatura. Acentua que a instituição não enfrenta crise administrativa ou financeira, mas decidiu reorganizar-se para melhor atender ao mercado. Tanto que o Vestibular 2013 terá as novas engenharias (civil, química e de produção) na oferta.Fonte: Diário de Canoas .

Até faria como os nossos visitantes do blog que escrevem nos comentários , mas decide comentar aqui mesmo depois de ler essa reportagem. para quem não sabe Sou Licenciada em Geografia ( 2011/2) desta Instituição de mais de 100 anos , da qual quem criou foi o Irmão João Batista de La Salle, Padroeiro Universal dos professores, sempre visando a educação, para quem não conhece a história dos irmão lassalistas, eram de uma família de poder $$$ e mesmo assim abdicou do MERCADO , digo poderio finaceiro e investiram friamente na educação..

Bom acredito, que até pela o curso, criado à mais de 35 anos , não vai acabar assim por culpa do Mercado, pois acredito que falta divulgação do curso, tanto Institucional ou por aqueles que nos representam, assim como faço aqui no blog, sem visar Mercado nenhum,  sempre mencionado o Unilasalle, ou até mesmo os colegas que vão apresentar o TCC, sendo que isso nem na página da própria Instituição coloca para divulgar para outras faculdades para saberem ou mesmo, perguntarem como é tal pesquisa. Isso chama divulgação e não Mercado. Quantos colegas da UFRGS, da PUC, ULBRA, entre outras e de outros países que ne vou mencionar, é só olhar quantos acessos têm o blog e saberás a dimensão que atinge, os colegas destas Instituições sempre me perguntam, és aluna (ou foi ) do Prof. Dr. em Geografia, Paulo Fitz,digo que sim, e digo também também que foi nosso coordenador, é claro , curso de Geografia tem que ser Geógrafo sem dúvida, até o MEC sabe disso, outros quando menciono que o Ms. H. Hasenack também é ou foi meu professor ou o Ms. Arno Lenhen então, nem se fala, esse foi mestre desse professores que cruzamos em algum ENG ou EGG, entre os outros professores que estão ou fizeram parte da Instituição.

Mas  contamos com o apoio de todos os colegas e vistantes desse blog. Se puderem comentar, se possível colocando até a cidade, ou o curso que faz será uma ajuda e tanto para nós que gostamos e sempre vamos gostar, POR QUE GEOGRAFIA É PARA TODOS E PRINCIPALMENTE COM TODOS!!!

Assim como o Magníssimo Sr. Reitor sempre menciona em sua fala que nós levamos um sobrenome, depois de formados. Mas levava esse sobrenome até mesmo antes de me formar nas apresentações do SEFIC2009-2010-2011, nas outros eventos geográficos, como voluntária do SIGSUL, voluntária do ENG 2010,como voluntária na Vila João de Barro com a Pastoral, na Câmara Municipal de Porto Alegre, no blog Pedageo,entre outros eventos, sem mencionar os contatos dos colegas de outras universidades, tenho certeza que o Reitor tem um carinho muito grande pelo nosso curso assim como os outros, não quero perder o meu sobrenome,ficar órfã desse sobrenome,  não quero me  apresentar no próximo SEFIC 2012 assim: sou a Silvana do curso extinto.

Obrigada à todos os vistantes do blog, assim assino :

Silvana Geografia do Unilasalle

7 comentários:

  1. A GEOGRAFIA ESTÁ MOBILIZADA. SOMOS UMA FAMÍLIA UNIDA PELAS QUESTÕES ESPACIAIS, E NOSSOS LAÇOS SE ESTENDEM PARA ALÉM DA SALA DE AULA. O UNILASALLE PRECISA SE DAR CONTA DE QUE EXISTE UMA DIMENSÃO A MAIS NO TERRENO CHAMADO MERCADO, E ESSA É A PRIORI IMPONDERÁVEL, EMBORA ACABE TENDO PESO SIM, E FORTE, NA ECONOMIA, QUE SE REMODELA.
    LEANDRO LOPES - PROF. UNILASALLE

    ResponderExcluir
  2. Pessoal:
    Infelizmente nossa sociedade se voltou para uma direção, ao meu ver, bastante equivocada: a do consumismo exacerbado. Nesta nova sociedade, o mercado dita as normas e interfere diretamente no modo de vida das pessoas. Assim sendo, mesmo as antigas instituições de ensino passam a ser "empresas de educação", onde o mercado dita quais cursos devem existir e quais não. Como as universidades particulares visam lucro (apesar de não explicitarem esta dinâmica) nada mais coerente do que fechar cursos ditos deficitários (caso das licenciaturas, mesmo em uma instituição tida como exemplar, visto levar o nome do patrono da educação para a igreja católica). O pior é que este assunto já fora ventilado por mim há pelo menos 5 anos junto à AGB e NADA foi feito. Parece-me que o pessoal da associação nunca esteve interesse em discutir o assunto. Nossa situação é somente mais uma. No restante do Brasil existem casos semelhantes e duvido que a AGB tome alguma atitude a respeito. Não sei se é um caso de acomodação, pois a associação sempre esteve ligada muito mais às universidades públicas, mas, parece-me que eles estão mais interessados em discutir qual assunto os "medalhões" da Geografia deverão apresentar nos próximos encontros. Seja como for, "não podemos nos entregar pros homens; de jeito nenhum"! A luta continua.
    Abraços, Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Fico muito triste ao ler esta notícia. Sou aluna do curso de Geografia da UNESC e venho aqui dizer que eu só fiquei sabendo do curso de geografia porque sembre gostei da disciplina e corri atrás de saber como ingressar, pois nunca houve nenhum tipo de divulgação da nossa área. Chega época de vestibular as universidades querem mais é divulgar o que lhes rende mais, são propagandas e outdoors falando das engenharias, da medicina, do direito... E se acabar com as licenciaturas quem serão os futuros professores? Quem vai dar aula nos cursos de engenharia, medicina, direito... Quem vai dar aula para os nossos filhos? quem vai dar aula para os nossos netos?
    O professor é o primeiro passo, é o começo de tudo, é absurdo alguém cogitar a hipótese de acabar com as licenciaturas!

    ResponderExcluir
  4. Mariana - Geografia Unilasalle26 de setembro de 2012 às 19:49

    Que incentivo que estou tendo, iniciei no semestre 2012/1 e já estão fechando o meu curso. A origem de La Salle está sendo esquecida: promover a educação. Concordo com cada palavra da colega de curso da UNESC, Vanessa Silva. É lamentável!

    ResponderExcluir
  5. Mariucha Professora de Geo - Coração de Maria26 de setembro de 2012 às 21:36

    Oi Pessoal fiquei de fora por muito tempo olhando toda está movimentação do nosso querido curso que tanto amamos e nos dedicamos, e ainda para me formar lá em 2010 já sentia que isso iria acontecer; a minha preocupação é com os meus professores que tanto aprendi mesmo com as diferenças, como fica vcs?; sou uma educadora agora e sinto com imensa tristeza esta falta de comprometimento de instituições de educação com a EDUCAÇÃO, este curso não foi um passatempo na instituição Lassalista e agora é tratada como Mercado é uma pena São João Batista de La Salle não deve estar muito feliz com essas atitudes; Pessoal isso é um ciclo vicioso a figura do professor, da educação e da licenciatura não está dando lucro para nenhum mercado até mesmo para os nossos "alunos"(que a cada dia que passa temos de inventar e se reinventar como educadores, esse é nosso PAPEL), a profissão de professor e a de Geógrafo ficará instinta e a valorização por ela também (a boa notícia é que ficará nós e lutaremos), não estou sendo pessímista por que todos vocês sabem que não sou, mas o nosso trabalho será ardou daqui para frente e sei que todos e todas são capazes de suportar tudo o que virá. O professor está virando bicho instinto, e o professor de geografia se tornará uma peça de museu para cuidar e tratar com muito carinho e respeito. Meus professores um grande abraço, e estamos aí para qualquer coisa. E VIVA a GEOGRAFIA, como digo para os meus alunos é GEOGRAFIA na VEIA. Abraços Com Carinho e Saudades.

    ResponderExcluir
  6. marilú angela campagner may27 de setembro de 2012 às 09:41

    Por favor enviar mais detalhes para presidentesinprogeo@gmail.com para que possamos interceder na UNISALE, pois é menos um curso para mestres e dr em Geografia lecionarem.

    marilú
    4899816206

    ResponderExcluir
  7. Fui aluno do curso de geografia e pretendia, um dia, voltar a estudar e concluir o curso. É uma pena! Fui colegar da Silvana e de tantos outros que já se formaram. Andrei Rubert Rodrigues

    ResponderExcluir