quinta-feira, 17 de junho de 2010

OsTemas e os Responsáveis das Oficinas no ENG-2010


A Inclusão da Temática Diversidade Sexual como conteúdo escolar de Geografia -Allain Wilham Silva de Oliveira

Possibilidades metodológicas e técnicas para uma geografia da ação -FernandaAyaviri Matuk

Uso do “YOUTUBE” como ferramenta no ensino de Geografia- Cristiane Cardoso; Tiago Magalhães Bastos

Oficina de teatro- Leandro Pansonato Cazula

Oficina de leitura de paisagem por meio de fotografias, desenhos e croquis -Julia Pinheiro Andrade

Dilemas e Soluções na Arborização Urbana -Stallone dos Santos Ribeiro

Geografia Tecnológica: Uma nova maneira de pensar geografia- Paulo Roberto Fitz (coord.)

Geografia e Anarquismo: A Educação Libertária no início do Século XX em São Paulo.- Amir El Hakim de Paula

Literatura, Musicalidade e Sabores: Diferentes Linguagens para Falar (de) Geografia- Maíra Suertegaray Rossato e Dariane Raifur Rossi

O município e a Cidade - Planejamento e Desenvolvimento Local Participativo: Concepções e Metodologias de Uma Experiência- Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos

PAISAGEM SONORA Possibilidades para a leitura da paisagem- Marcos Alberto Torres Wilson Galvão

Introdução à Economia Política aplicada ao ensino de Geografia -Raquel Pereira Ribeiro de Ávila Aloysio Marthins de Araújo Junior

Algoritmos de cubação da Terra e lançamento de áreas regularizadas em SIG: Procedimentos básicos em software ARCGIS 9.2- Danny Silvério Ferreira Sousa

Sistema Solar em Escala- Cleomar Graef de Oliveira e Diego Fagundes Salvagni

Objetos de aprendizagem na Geografia escolar- Ana Claudia Carvalho Giordani Elizandra Voigt e Roberto Cassol

Aprendendo Geografia com as mãos: o mapas geográficos táteis em sala de aula. -Profa. Ms. Ana Paula Nunes Chaves

Cartografando processos construídos em movimentos de redes colaborativas:
vamos criar um mobile? -Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveira, Carla Andrea Lima da Silva, Fabiana Vieira Lapip
Igor Martins Medeiros Robaina, Luana Viannay Corrêa, Lylian Cristina Mendes Pinheiro Arruda, Nathalia Ladeira Pilar dos Santos Moraes Santos, Virgílio Tamberlini .

O ensino-aprendizagem de geografia do brasil por meio de metodologias cooperativas/ problematizadoras- Leonardo Dirceu de Azambuja

Métodos de pesquisa social aplicados à geografia humana -Lucas Manassi Panitz e Vitor Angelo Villar Barreto

Os vários olhares da paisagem geográfica: vídeos e documentários como forma de ensinar a Geografia.- Neusa Maria Tauscheck

Oficina de Ofícios Antigos – saber-fazer no tempo e no espaço Rossanna Prado
Cármen Nunes e Letícia Nunes

Quem são as crianças da África? Joseli Andrades Maia e Sara Fernandes Borth
Prof. Tânia Rodrigues Ferrer

Práticas pedagógicas no ensino de geografia desenvolvidas no colégio universitário geraldo reis – coluni-uff Daniel Luiz Poio Roberti e
Igor Martins Medeiros Robaina Luis Miguel Pereira Rafael Vieira Lima
Vitor Hugo Dos Santos Teixeira Yagam Rebeca da Silva

Explorando o bioma Caatinga: uma experiência com o Probio Ione Oliveira Jatobá Leal Jacy Bandeira Almeida Nunes

A fotografia como ferramenta do Geógrafo -Gláucia Bastos do Amaral
Karinna de Aquino Paz

Confecção do Globo Terrestre Dejunho Campos da costa -Edimarcio Muniz Pereira e Ezedequias de Queiroz Silveira e Julio César Rodrigues de Amorim e
Pollyanna Ferreira de Morais

Transformações nos modos de produção agrícola e mudanças na organização socio-espacial rural Profa. Dra. Janes Terezinha Lavoratti

Tutoria e elaboração de problemas para a metodologia de Ensino Baseada em Problemas Diamantino Pereira

Estudo do Meio: uma metodologia de ensino Prof. Dra. Sueli de Castro Gomes (UEM)

A Produção Audiovisual no Ensino de Geografia com Projetos a partir da Experiência do Documentário “Brasil: As Faces de um País Miscigenado” Carolina Meirelles de Azevedo Bello - Douglas Scaramussa Pereira

Mídia impressa e Ensino de Geografia Djaura dos Santos Goulart e Lindberg Nascimento Júnior Luiza Regina Aligleri Meire Aparecida da Silva
Vinícius Biazotto Gomes

A construção do mapa temático em sala de aula Cássio Alves Prado Francisco Napolitano Leal Pedro Benetazzo Serrer e Pedro Ivan Menezes de Carvalho

Referencial Curricular: uma proposta de redimensionamento do processo de ensino e aprendizagem de Geografia Adilson Silva Santos Vera Lúcia Gomes Coelho

A base de dados RAIS/MTE como ferramenta para estudos de Geografia Econômica Giselli Ventura de Jesus Maycon Neykiel Bastos

Ensino de Cartografia e produção de mapas escolares através do software GPS Track Maker Cláudio Marinho

Cartografia histórica e geografia Do continente africano.
As diásporas, os povos, as histórias. Prof. Ms. Felippe Jorge Kopanakis Pacheco – CieAA

WEB 2.0 como utilização pedagógica em todos os níveis e modalidades de ensino de Geografia Dra. Michéle Tancman Candido da Silva (USP) e MSc Eduardo Menezes Pimentel (UFF)

Contraponto – Entreposto de Saúde, Cultura e Saber Gilmar Godoy Gomes
Cássio L. Becker

Curso prático sobre o uso do GPS na coleta de dados em campo Heinrich Hasenack

Mariana Lisboa Pessoa
Perspectivas teóricas de currículo e ensino de geografia: interpretando as políticas curriculares atuais Hugo Heleno Camilo Costa (UERJ)
Narrativas visuais e novas metodologias de pesquisa em geografia
Camila Xavier Nunes Luciana de Mello Lucimar F. Siqueira

O espaço como a acumulação desigual de tempos
Marcelo Werner da Silva Gisele Azevedo da Silva Paes Patrícia Silveira
Sueleni Carvalho Fontes Vitor de Araujo Alves

O professor de geografia e a educação ambiental: uma experiência no espaço escolar Angela Maria Araújo Leite Esmeraldo Victor Cavalcante Guimarães

Trajetórias e Paisagens Sonoras: uma oficina de experimentação Francisco Costa Benedicto Ottoni e Raquel Gomes de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário