sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Entrevista do Mês

A licenciatura está estacionada, mas concluiu o Bacharelado em Geografia pela Unilasalle em 2008. Atualmente leciona para o ensino médio na Escola Adventista de Gravataí, um ambiente tranqüilo, escola pequena e fora do agito da capital é assim que define Alice Bastos que está gostando da experiência de trabalhar com adolescentes, pois quando eles se sentem aceitos e amados a aprendizagem acontece naturalmente que acabou percebendo pela sua experiência de mãe,de um menino e menina, os quais a ajudaram a ter mais paciência e compreensão com os alunos. Desde já agradeço a Alice pela entrevista e também por ter me indicado para realizar o meu primeiro estágio na empresa de GaussGeo, que serão convidados a participar também no aqui no blog. Bom, depois de a entrevista deixe seus comentários para a nossa entrevistada



PPEG - Como foram os seus estágios?

Alice Bastos- Fiz um estágio de licenciatura numa escola perto da minha casa lecionando para uma sétima série e confesso que não fiquei nem um pouco empolgada com a experiência. Já tinha experiência de um ano como professora na Escola Adventista de Porto Alegre, lecionando para quintas e sextas-séries. Afinal, cheguei à conclusão que não tenho paciência para trabalhar com Ensino Fundamental. O estágio no bacharelado realizei em uma empresa de Mapeamento, onde tive oportunidade de trabalhar com um Sistema de Informações Geográficas. Mas o estágio que foi mais emocionante foi numa empresa de consultoria ambiental, realizando EIA-RIMA na área sócio-econômica.

PPEG – És professora de uma escola adventista, como é trabalhar questões como planejamento familiar, entre outros assuntos polêmicos em sala de aula?

Alice Bastos- Na escola que trabalho há uma grande parcela de alunos evangélicos ou simpatizantes que quase sempre levam o assunto para o campo espiritual. Sempre analisamos todas as vertentes de pensamento, respeitando a todas.


PPEG- Conte aos nossos visitantes, resumidamente, como foi seu trabalho de conclusão.

Alice Bastos: Meu TCC foi a conclusão de uma pesquisa que realizei concomitante à graduação, com auxílio do Professor Rubens, engenheiro de Minas, sobre os impactos ambientais causados pelas minas de basalto, na região de Nova Prata/RS. Para o mapeamento contei com o auxílio da equipe do Labgeo da Ecologia da UFRGS, coordenada pelo Professor Hasenack.
Foi uma oportunidade muito rica de aprendizagem e de vivência na pesquisa.

PPEG- Deixe uma sugestão de prática pedagógica aos nossos colegas que estão realizando estágio.

Alice Bastos- Bom, já que o dia do Gaúcho está aí e muitos devem ir à Expointer ou ao Parque Farroupilha, sugiro um trabalho de campo: Montar uma entrevista com algumas questões sobre agricultura e pecuária do Rio Grande do Sul. Ou, ainda analisar aspectos geográficos presentes nas canções tradicionais (Querência Amada, Canto Alegretense, Céu Sol Sul, Eu sou do Sul).
O terceiro ano do Ensino Médio trabalha Região Sul. O primeiro ano trabalha com agropecuária.
Para quem não conhece a Expointer, confira aqui a entrada do parque Assis Brasil , em Esteio/RS e pista central do evento .

2 comentários:

  1. Parabéns, Alice, pela carreira que inicias.
    Tenho um livro teu comigo e gostaria de devolvê-lo.
    Um abraço
    Prof. Leandro Lopes

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Em breve espero estar de volta ao La Salle e terás a oportunidade de devolver o livro. Não se preocupe.
    Um abração!
    Saudade de todos.

    ResponderExcluir