sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bate -Papo-ENG 2012- Bianca Roqué

Formada no curso técnico em Turismo com habilitação em Guia de Turismo regional na Escola Técnica Tancredo de Almeida Neves em Ubatuba – SP, também é graduada em Administração com Habilitação em Hotelaria e Turismo pela Universidade de Taubaté – UNITAU campus Ubatuba e atualmente está cursando mestrado em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande –FURG. A nossa entrevistada nos preparativos do ENG 2012 é Bianca Roqué, depois de ler a entrevista deixe seus comentários.
 PPEG-  A Maquete da Cidade de Ubatuba: História, Geografia, Cultura e Arte,Confecção de Maquetes como Ferramenta para Orientação em Atrativos Ecoturísticos e Confecção de Maquetes como Ferramenta para Educação. Por quê esse fascínio pelas maquetes?
 Bianca  - Eu sempre gostei de maquetes, desde criança. Acredito que muitos pesquisadores desenvolvem pesquisas sobre suas curiosidades de infância. Quando ingressei no curso técnico em Turismo, aos 16 anos, visitei o Memorial da América Latina, em São Paulo, onde há uma maquete de toda América Latina construída pelos cartunistas Geppe e Maia, com um vidro onde podemos caminhar em cima da maquete. Considero esta obra de arte uma das mais bonitas que já vi. Quando ingressei para a universidade comecei a estagiar no Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, onde tem uma maquete de toda ilha no Centro de Visitantes. Eu realizava trabalhos de monitoria com os visitantes ao redor da maquete, e percebi a importância desta para a explanação e observação do espaço.
Decidi construir uma maquete da cidade inteira, como bolsista de Iniciação Científica, que ficou em exposição no Centro de Informações Turísticas da cidade. Acredito que a maquete é um recurso visual muito interessante, pois é tridimensional, desperta interesse no processo de ensino-aprendizagem e facilita a abstração dos alunos, podendo ser utilizada em todos os níveis de ensino.
Também considero que quando um pesquisador inicia uma pesquisa sobre uma determinada temática na graduação e aprimora sua pesquisa na pós-graduação, esta pesquisa ganha maior consistência, já que as experiências anteriores do pesquisador contribuem no processo de reflexão.



PPEG- Como será a Oficina de Maquetes Cartográficas a ser realizada no ENG 2012, em Minas Gerais?
  
Bianca- Serão confeccionadas maquetes pequenas, do tamanho de uma folha A3, em grupos de 3 ou 4 pessoas, considerando que o tempo da oficina é de apenas 3 horas. Vou levar alguns mapas com as curvas de nível. Vamos transpor as curvas de nível para o papelão, depois fazer um acabamento com jornal e cola e pintar. Vou falar sobre como as maquetes podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, suas vantagens e desvantagens. A maquete pode ser utilizada por profissionais de Geografia não apenas como recurso didático. Quando desenvolvemos um projeto em um determinado espaço, podemos ilustrá-lo através de uma maquete, assim como fazem os professionais de arquitetura e engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário