sábado, 27 de março de 2010

Entrevista do Mês

A sua primeira formatura ocorreu no ano de 2002 e o curso era Estudos Sociais e de lá para cá não parou mais de estudar. Entre História e Geografia a escolha foi para Geografia e em 2008 formou-se em Licenciatura e em Bacharelado, todas as suas graduações foram no Unilasalle. A entrevistada desse mês é a Tanise Costamilan que gentilmente cedeu parte de seu tempo para responder os nossos questionamentos, pois atualmente está finalizando o seu trabalho de pós-graduação.

PPEG - Quando foram os seus estágios?

Tanise Costamilan - Realizei meus estágios nos períodos de exigência de cada semestre de acordo com cada currículo dos cursos. Licenciaturas nas séries finais do ensino fundamental 5ª e 6ª. E do Bacharelado no escritório conveniado ao Unilasalle.


PPEG - Conte-nos um pouco sobre o seu trabalho de conclusão.

Tanise Costamilan- Bom foram três pessoal! Um para cada graduação, deles o que mais me marcou foi o do bacharelado porque precisei ir mais a campo, fazer levantamento de dados, análises, comparações, uso de ferramentas como o AutoCad, muito gratificante, não deixando de ressaltar a orientação da professora Flávia que foi fundamental para realização do mesmo.


PPEG - Qual prática pedagógica que realizou em sala de aula que podes sugerir aos colegas?

Tanise Costamilan - São 17 anos de magistério e são tantas, a cada momento surge uma. Vou relatar uma recente que lembrei muito do professor da graduação Otávio com o uso dos óculos para desenvolver o olhar geográfico. O que é o espaço geográfico? Na 5ª série ou 6º ano para o currículo novo, solicitei a eles para construírem um óculos de materiais reciclados cada um com sua criatividade. Surgiram vários modelos! Mesmo sendo cada um de um modelo íamos todos desenvolver uma atividade, de verificar o que estávamos vendo com os óculos? Relataram diversas coisas porque saímos a caminhar pela escola e falei que íamos começar a ver o mundo pelo olhar da Geografia! A partir daí em um círculo coloquei no centro a frase: “O espaço é acumulação desigual de tempos.” Milton Santos.
Começamos a compreender que a todo o instante utilizamos nossos sentidos para explorarmos ou nos adaptarmos as condições e oportunidades disponíveis no espaço geográfico. O espaço esta em constante transformação! Essa foi a atividade inicial da unidade de estudo. E por aí vai.........
Como digo: Fé e coragem sempre!


PPEG - Recomende até três livros aos nossos visitantes.
Tanise Costamilan- CASTRO, Ina Elias de. Geografia Conceitos e Temas.

Madza Ednir, Claudia Ceccon, Claudius Ceccon, Boudewijn van Velzen, Alex van Emst e Simon Ettekoven. Mestres da Mudança - Liderar escolas com a cabeça e o coração.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo uma Historia Sobre a Essência da Liderança.



Um comentário:

  1. Muito boa a entrevista!!
    A tani tem muita experiência para nos passar.
    Leonardo lemes

    ResponderExcluir