quinta-feira, 4 de março de 2010

Saida De Campo no Centro de Canoas

O colega Geógrafo formado em 2009 pela UNILASALLE, Paulo Dupont, nos enviou o seu trabalho que foi realizado na disciplina Geografia e Educação Ambiental,sob a orientação do professor Otávio Lima, tendo a temática a parte sul do bairro Centro, em Canoas.

Depois de ler o trabalho do Paulo responda: como faria uma saída de campo com a temática transformação da paisagem? Eu já coloquei a minha sugestão nos comentários deixe a sua.



Bibliografias utilizadas no trabalho do Paulo Dupont:


COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: Cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato & ROZENDAHL, Zeny (orgs.). In. Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.123p. p.92-123

OKAMOTO, Juan. Percepção Ambiental e Comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Mackenzie, 2002.261 p.


SANTOS, Milton. Paisagem e Espaço. In: Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da Geografia. Ed. Hucitec, São Paulo, 1988.

Um comentário:

  1. Utilizaria a tríade de Rogério Haesbaert - território, desterritorialização e re-territorialização; com os seguintes objetivos, metodologias e materiais:

    •Analisar a paisagem natural e artificial; elaboração de um croqui (desenho) conforme a percepção de cada aluno

    •Trabalhar com a localização, elaboração de um mapa mental, ou a utilização do mapa do local usando a bússola, e também

    •Confeccionar um texto (resenha) pesquisando a transformação do espaço com os vizinhos ou familiares, utilizando uma máquina fotográfica também.

    Os três objetivos já trabalhei com os alunos do Ensinado e Aprendendo com Jovens e Adultos, o EAJA e com alunos de 6 série.

    ResponderExcluir