quarta-feira, 26 de maio de 2010

Avisos 9

II Semana do Geógrafo e III Expogeo

Há Geografia além da teoria?!

25, 26, 27 e 28 de Maio de 2010
Geografia - UFGD
Dourados – MS

Apresentação

A II Semana do Geógrafo se dá como sequência de um evento pensado para e pelos estudantes do curso de Geografia da UFGD, a partir de sua entidade representativa, o Centro Acadêmico (CAGEO). Assim, em comemoração ao Dia do geógrafo, 29 de maio, realizaremos uma Semana visando ir além dos debates meramente acadêmicos, dando destaque para questões voltadas à praxis dos geógrafos. Pensando nisso, o tema escolhido para nortear os debates e discussões do evento será 'Há Geografia além da teoria?!'.

Para o tema, a avaliação que foi feita é que está havendo nas Universidades em geral, e talvez de forma ainda mais preocupante nas Ciências Humanas, uma supervalorização da produção acadêmico-científica e um afastamento do engajamento político e do comprometimento social mais concreto. Se conseguimos desmistificar a suposta neutralidade da ciência e do discurso científico, ainda falta nos posicionar claramente... Há Geografia além da teoria?! Buscaremos então refletir sobre a dicotomia e as contradições entre discurso e prática que muitas vezes permeia a universidade e o discurso científico como um todo.

Entretanto, os caminhos ‘para além da teoria’ podem ser vários. Buscando uma construção coletiva às atividades da II Semana do Geógrafo foram atreladas as atividades da III EXPOGEO - Exposição Acadêmico-Científico e artístico-Cultural do curso de Geografia, que visa não só apresentar a produção acadêmica, mas também criar um espaço para as manifestações artísticas e culturais de alunos e professores do Curso de Geografia.


Clique em cima da Programação


Inscrições:

De 17 a 25 de Maio de 2010
Com membros da Comissão Organizadora, na FCH
Grupo PET – Geografia
Mestrado em Geografia (Daline e Elaine)

Valor R$10 (inclui certificado dos dois eventos)

Informações e contato:
Membros da comissão
semanadogeografo2@yahoo.com.br

V ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EnEB

Excelência Educativa: Saberes, Práticas e Formação Docente , ocorrerá entre os dias 11 e 12 de junho de 2010, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O evento congregará estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais e pesquisadores da Educação Básica e da Educação Superior oportunizando o intercâmbio de idéias e a reflexão crítica sobre o tema “ Excelência Educativa”. Os trablhos podem ser enviados até o dia 31 de maio.Quer saber mais clique aqui


2 comentários:

  1. O Pessoal da geografia tem que comparecer em peso, visto que iremos conferir de perto a questão da arenização no RS na saída de campo do segundo semestre.
    Abraços!
    Leonardo Lemes

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Lenardo, o Professor Verdum contribuirá muito com a nossa Saída de Campo.Vale a pena!
    E para quem já fez uma visita técnica na Quinta São José também vai valer a pena saber o que já foi feito na área.

    ResponderExcluir