sábado, 29 de maio de 2010

Dia do Geógrafo:deixe aqui a sua mensagem

Hoje não colocaremos o entevistado do mês,deixamos esse espaço para que deixe um recado para o Geógrafo, pode ser para aquele professor que não encontra mais, aquele que te deu aula lá nos tempos de colégio, aquele Geógrafo que te inspirou na escolha pela Geografia, enfim, hoje o espaço é seu.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Avisos 10

O colegas da ULBRA-Canoas também convida você:

Considero esse evento um pré-ENG, vejam só:

A AGP/RS, em comemoração ao dia do Geógrafo e aos 30 anos passados da regulamentação da nossa lei, convida todos seus associados e comunidade para a Mesa-redonda:

"Geógrafo: 30 anos de regulamentação profissional"

como anda nosso espaço?
campo de atuação ?
conselho próprio ?

Integrantes da mesa:
Geóg. Roberto Verdum (mediador);

Geóg. Cláudio Schmitz (mediador);
Geóg. Ronaldo Plá (representante da AGP/RS);
Geóg. Everton de Moraes Kozenieski (representante da AGB);
Geóg. André Araújo (representante da Geografia no CREA);
Geóg. Antônio Carlos Castroggiovanni (representante do Depto. de Geografia PUC);

Horário:
Início as 19:00 horas.
Data: 31 de maio de 2010.

Local: Auditório do Prédio 5 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUC. Av. Ipiranga, 6681

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Avisos 9

II Semana do Geógrafo e III Expogeo

Há Geografia além da teoria?!

25, 26, 27 e 28 de Maio de 2010
Geografia - UFGD
Dourados – MS

Apresentação

A II Semana do Geógrafo se dá como sequência de um evento pensado para e pelos estudantes do curso de Geografia da UFGD, a partir de sua entidade representativa, o Centro Acadêmico (CAGEO). Assim, em comemoração ao Dia do geógrafo, 29 de maio, realizaremos uma Semana visando ir além dos debates meramente acadêmicos, dando destaque para questões voltadas à praxis dos geógrafos. Pensando nisso, o tema escolhido para nortear os debates e discussões do evento será 'Há Geografia além da teoria?!'.

Para o tema, a avaliação que foi feita é que está havendo nas Universidades em geral, e talvez de forma ainda mais preocupante nas Ciências Humanas, uma supervalorização da produção acadêmico-científica e um afastamento do engajamento político e do comprometimento social mais concreto. Se conseguimos desmistificar a suposta neutralidade da ciência e do discurso científico, ainda falta nos posicionar claramente... Há Geografia além da teoria?! Buscaremos então refletir sobre a dicotomia e as contradições entre discurso e prática que muitas vezes permeia a universidade e o discurso científico como um todo.

Entretanto, os caminhos ‘para além da teoria’ podem ser vários. Buscando uma construção coletiva às atividades da II Semana do Geógrafo foram atreladas as atividades da III EXPOGEO - Exposição Acadêmico-Científico e artístico-Cultural do curso de Geografia, que visa não só apresentar a produção acadêmica, mas também criar um espaço para as manifestações artísticas e culturais de alunos e professores do Curso de Geografia.


Clique em cima da Programação


Inscrições:

De 17 a 25 de Maio de 2010
Com membros da Comissão Organizadora, na FCH
Grupo PET – Geografia
Mestrado em Geografia (Daline e Elaine)

Valor R$10 (inclui certificado dos dois eventos)

Informações e contato:
Membros da comissão
semanadogeografo2@yahoo.com.br

V ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EnEB

Excelência Educativa: Saberes, Práticas e Formação Docente , ocorrerá entre os dias 11 e 12 de junho de 2010, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O evento congregará estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais e pesquisadores da Educação Básica e da Educação Superior oportunizando o intercâmbio de idéias e a reflexão crítica sobre o tema “ Excelência Educativa”. Os trablhos podem ser enviados até o dia 31 de maio.Quer saber mais clique aqui


sábado, 22 de maio de 2010

Os confirmados para o Encontro Nacional de Geógrafos-2010

Seguem os nomes confirmados dos debatedores das mesas redondas e diálogos de abertura e encerramento.

CONFERÊNCIAS E MESAS-REDONDAS

Diálogo de Abertura
Profa. Dra Ana Fani Alessandri Carlos (USP)
Prof. Dr Boaventura de Souza Santos (Universidade de Coimbra-Portugal)

Diálogo de Encerramento
Prof. Dr Carlos Walter Porto Gonçalves (UFF)
Prof. Dr Carlos Augusto Figueiredo Monteiro

Mesas-Redondas

EIXO 1 - FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: A PRÁXIS DOS GEÓGRAFOS

Mesa 01: Os geógrafos e a geografia brasileira: trajetória e
perspectivas
Prof. Dr Manoel Fernandes de Sousa Neto ( USP)
Prof. Dr Roberto Lobato Azevedo Correa (UFRJ)

Mesa 02: Os referenciais marxistas na análise geográfica: fim ou
permanência?
Prof. Dr Armen Mamigoniam (UFSC/USP)
Prof. Dr Horiestes Gomes (UFG)

Mesa 03: Geografia licenciatura ou Geografia bacharelado ou Geografia? A
prática dos geógrafos na atualidade
Profa. Dra Núria Hanglei Cacete (USP)
Prof. Dr William Rosa Alves (UFMG)

EIXO 02 - ESCALAS DA CRISE: FRAGMENTAÇÃO E TOTALIDADE

Mesa 04: Por uma leitura crítica sobre as cidades contemporâneas
Profa. Dra Amélia Luiza Damiani (USP)
Profa. Dra Doralice Sátiro Maia (UFPB)

Mesa 05: crise econômica e reestruturação espacial
Prof. Dr Tito Carlos Machado de Oliveira (UFMS)
Prof. Msc Robson de Moraes (UEG)

Mesa 06: a questão agrária: velhos problemas e novos desafios
Prof. Dr. Paulo Roberto Raposo Aletejano (FFP/UERJ)
Gilmar Mauro representante do MST (SP)

EIXO 03 - AUTONOMIA DA GEOGRAFIA E GEOGRAFIAS DAS SUBVERSÕES

Mesa 07: autonomia da Geografia e geo-grafias da autonomia
Prof. Dr Jorge Ramón Montenegro Gómez (UFPR)
Raúl Zibechi (URUGUAI)

Mesa 08: a Geografia no contexto da educação popular e movimentos sociais Aloísio Souza Silva (Representante do setor de educação da VIA CAMPESINA)
Prof. Msc. Eduardo Maia (UFV)

Mesa 09: a participação do movimento estudantil na estruturação da AGB e o papel da AGB na construção do movimento estudantil na Geografia
Prof. Dr Claudio Ubiratan Gonçalves (UFPE)
Prof. Dr Charlles da França Antunes (FFP/UERJ)

EIXO 04 - ESPAÇOS DE RESISTÊNCIAS E DE INSURREIÇÕES

Mesa 10: Geografia, movimentos sociais e resistência
Profa. Dra Arlete Moysés Rodrigues (UNICAMP)
Prof. Dr João Edmilson Fabrini (UNIOESTE)

Mesa 11: a complexidade do espaço agrário brasileiro: o(s) movimento(s) do agronegócio e as resistências dos sujeitos sociais do campo
Prof. Dr Marcelo Mendonça (UFG/CAC)
Prof. Dr Paulo César Scarim (UFES

Mesa 12: América Latina hoje
Prof. Dr Elder Andrade de Paula (UFAC)
Prof. Dr Anibal Quijano (Universidad de San Marcos-Lima- Peru)

EIXO 05 - LINGUAGENS, REPRESENTAÇÕES, TECNOLOGIAS E RESISTÊNCIA

Mesa 13: linguagens, representações, tecnologias e resistência
Prof. Dr Wenceslao Machado de Oliveira Júnior (UNESP)
Prof. Dr Jones Dari Goettert (UFGD)

Mesa 14: Geografia, linguagens e a formação do professor
Profa. Dra Shoko Kimura (UFMG)
Prof. Msc. Luiz Fernando Freitas Camargo (IF-SP)

Mesa 15: Geografia e geotecnologias: abordagens possíveis
Prof.Dr Hindenburgo Francisco Pires (UERJ)
Prof. Dr. Eduardo Viana (UFPB)

EIXO 06 - A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA E LIBERDADE

Mesa 16: ensinar a Geografia ou ensinar com a Geografia?
Prof. Dr Nestor André Kaercher (UFRGS)
Prof. Dr. Marcos Antonio Campos Couto (FFP/UERJ)

Mesa 17: perspectivas das políticas educacionais para formação docente no Brasil
Profa. Dra Marísia Santiago Buitoni (PUC-SP)
Prof. Dr Genylton Odilon Rego Rocha (UFPA)

Mesa 18: políticas e práticas afirmativas no ensino de Geografia
Prof. Dr Renato Emerson dos Santos (FFP/UERJ)
Prof. Dr Alecsandro Ratts (UFG)

EIXO 07 - DINÂMICAS DA NATUREZA, PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO E SUAS
CONTRADIÇÕES

Mesa 19: as transformações climáticas em diferentes escalas de análise e as conseqüências para a sociedade
Profa. Dra Isorlanda Caracristi (UVA- Ceará)
Prof. Dr Luiz Carlos Molion (UFAL)

Mesa 20: a questão ambiental e as políticas de desenvolvimento no Brasil
Prof. Dr Henri Acserald (IPUR/UFRJ)
Prof. Dra. Mônica Cox de Britto Pereira (UFF)

Mesa 21: a relação sociedade-natureza no contexto da reestruturação produtiva
Profa.Dra Dirce Suertegaray (UFRGS)
Prof. Dr. Flavio Rodrigues Nascimento (UFF)
Se você ainda não fez a sua inscrição clique aqui!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ser Pedagógo

Parabéns a todos os Pedagógos!

Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grandenas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...

Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...

Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.

Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumistanão torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.

Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito tristepois este é o mundo dos nossos filhoscrianças que irão crescer e tornar se adultos.Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.Adultos que não sabem o que realmente sãoAlienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.

Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.
Autora: Vanessa B. de Carvalho

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aviso 8

Atenção colegas mineiros que estão visitando o nosso blog: no dia 27 de maio será realizado um grande evento no CREA de Minas Gerais marcando a data de celebração do nosso dia e, ainda, discutir acerca das perspectivas do profissional geógrafo em Minas Gerais.






Você Conhece o PACHAMAMA? É o planetário móvel itinerante que vai até as escolas, levando o conhecimento Astronômico. Em breve vamos conhecer mais esse projeto, claro vamos convidá-los para bater um papo com a gente. Essa foi a dica do Cleomar Oliveira que faz parte desse grupo onde é possivel que o aluno perceba a configuração do espaço e compreenda através da interação os movimentos da terra e demais astros bem como a identificação de constelações e seus correspondentes mitológicos.


Para os colegas Cearenses que também visitam o nosso blog, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará lançará seu novo períodico científico REVISTA GEOSABERES - Revista de Estudos Geoeducacionais, no dia 29 de maio. Quer conhecer a revista? É só clicar no logotipo.





Concurso Público 1 vaga para Geógrafo +Cargo de Reserva no RS. Quer fazer a sua inscrição, clique aqui é até o dia 18!

sábado, 8 de maio de 2010

Mapas Táteis

Cleomar Oliveira é acadêmico do do sétimo semestre do curso de Geografia na PUCRS, trabalha com o desenvolvimento de técnicas para o ensino/aprendizagem de Geografia, utilizando para esse fim tecnologias como as de sensoriamento remoto e geoprocessamento, através da análise de imagens de satélites. Também trabalha em um projeto intitulado Cartografia Tátil, que visa a inclusão através da cartografia, onde é possibilitado ao aluno com deficiência visual perceber o espaço, mesmo que de maneira fragmentada, para que melhore a mobilidade e faça relações do seu espaço percebido com o global. E foi na sua apresentação do trabalho no I Encontro Vivenciando uma Escola para Todos, com a co-autoria de Donarte dos Santos Junior e sob a orientação do professor Regis Alexandre Lahm, que Cleomar Oliveira apresentou o belíssimo trabalho intitulado Mapas Táteis. Depois de ler a entrevista deixe seus comentários para o nosso convidado.


PPEG- “ A Geografia é Para Todos!” Essa foi a frase que colocamos no primeiro dia no blog. O trabalho que o LABTATE, da Universidade Federal de Santa Catrina, define bem isso. Quando mostrastes um mapa tátil, resolvi fechar os olhos para ter a mesma percepção de uma pessoa com deficiência. Conte aos nossos visitantes, o que é e como são os mapa táteis.

Cleomar Oliveira- Os mapas táteis proporcionam ao aluno especial a percepção do espaço, a noção de limites e fronteiras, a distribuição dos elementos ali representados sejam quais forem, estes mapas são adaptações, elaborados com elementos sensíveis ao tato de diversas texturas, e como em um mapa comum os elementos representados são descritos em uma legenda onde as texturas e materiais são nomeados para que o aluno possa localizar os alvos decodificando-os.
Ao entrar em contato com os mapas táteis com diferentes temáticas o educando reproduz mentalmente e com uma facilidade imensa todas as informações presentes, espacializando os dados e compreendendo o espaço, pois sabemos que mesmo dominando o sistema braile de escrita nem todas as informações podem ser transcritas necessitamos de recursos diversos para que o aprendizado se concretize e tenha significado prático.


PPEG- Como és também da Licenciatura, qual a metodologia utilizada em sala de aula que podes indicar aos colegas?

Cleomar Oliveira- Acredito que a melhor maneira de aprender e ensinar é trazendo os conceitos para a realidade do aluno, para que possam ser percebidos no dia a dia, dando um significado prático e assim tornando a aula mais atrativa, os conhecimentos de Geografia como das demais ciências podem e devem ser utilizadas para serem aplicadas na rotina dos alunos, pois só assim o processo de aprendizado terá significado e se tornará atraente, ao ponto de o aluno criar uma nova espectativa a cada aula, contando os dias para mais uma aula de geografia.

Outra forma de visualização de conceitos e interação é através de saídas de campo onde os alunos podem perceber a partir da sua subjetividade, não apenas pelos olhos do professor e fora do ambiente de sala de aula de maneira mais descontraída, é claro que este tipo de atividade requer um planejamento e um roteiro pré estabelecido, onde a produção textual do aluno é fundamental, pois assim podemos analisar como nosso aluno está percebendo o espaço.


PPEG- Quais os livros você daria de sugestão?

Cleomar Oliveira- Para o pessoal que está interessado em aplicabilidade de conceitos no cotidiano do aluno segue estas indicações:

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Brincar e Cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de geografia: praticas e textualizações no cotidiano. Porto alegre: Mediação, 2000