sábado, 13 de março de 2010

Você Conhece o Projeto Peixe Dourado?

Primeiro vamos conhecer um pouco sobre esse projeto e depois vamos bater um papo com Cléo Ramos, Geógrafa licenciada desde janeiro de 2010 pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS) e que trabalhou no projeto Peixe Dourado; sendo esse existente no município de Caraá desde 2002, a Cléo participa desse projeto desde 2007 pela Escola Municipal Carlos Gomes.No final da entrevista coloquei informações de como você pode participar desse trabalho.


A escolha do peixe dourado (Salminus brasiliensis) como espécie bandeira decorre do valor cultural e comercial da espécie na região da hidrobacia, além de servir como um bioindicador de qualidade das águas da região. Moradores mais antigos da região recordam dos tempos em que era pescado no Rio dos Sinos e afluentes para o consumo da família. Nisso desde 2001, é mais um dos projetos resultantes da parceria entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (pesquisa científica) e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – COMITESINOS (mobilização social).

A trajetória do Projeto Dourado inclui algumas fases importantes na pesquisa científica e socialização dos seus resultados visando o envolvimento social:
Pesquisa Científica:1ª Fase: Sobre a ecologia do peixe (seu comportamento, período e deslocamento para reprodução, locais de engorda) 2ª Fase: Sobre a reprodução do animal em cativeiro a partir de matrizes selecionadas em seu habitat natural ;



CLIQUE NA IMAGEM

Mobilização Social como trabalho permanente: através das chamadas“Escolas Pólo”, distribuídas, atualmente, em 13 municípios da bacia do Rio dos Sinos. Estes espaços visam à divulgação dos resultados da pesquisa científica utilizando a espécie bandeira como um ícone de sensibilização da população, vislumbrando a apropriação de informações sobre a necessidade de engajamento com a gestão dos recursos hídricos pela sociedade.

Perguntamos a Cléo Ramos: Como foram os seus estágios?

Cléo Ramos - Meus estágios foram muito importantes para minha formação, pois a cada dia adquiria novos conhecimentos, interagia com os alunos e compreendia o seu modo de pensar. Tive muito apoio da direção da escola e da Prefeitura Municipal de Caraá, que sempre me incentivava nas minhas idéias às vezes meio “malucas”.


PPEG - Qual a prática pedagógica realizada em sala de aula que podes sugerir aos colegas?

Cléo Ramos – Bom, eu costumava trabalhar de uma forma bem dinâmica, com o auxílio de jogos, gincanas, debates, saídas de campo... Tudo para envolver o aluno no assunto proposto, chamar sua atenção. Sempre obtive um bom resultado trabalhando dessa forma, sentia que os alunos correspondiam minhas expectativas, mas vale lembrar que nem tudo são “flores”, algumas técnicas davam certo em determinadas turmas e em outras não, tem que prestar muita atenção sempre no perfil da turma a ser trabalhada.


PPEG - Nos diga como foi trabalhar com o Projeto Peixe Dourado?

Cléo Ramos – Minha experiência no Projeto Peixe Dourado foi muito boa, pois me proporcionou fazer diversas formações e cursos, para mais tarde multiplicar com alunos e a comunidade o que nós aprendemos. No projeto trabalhávamos com alunos de todas as séries do ensino fundamental, desde os bem pequenos da pré – escola até os maiores da 8ª série. Bastava ter interesse em participar. Fazíamos também uma interação entre as escolas que participavam do projeto, um encontro que reunia muitos estudantes, todos com um propósito, preservar para sobreviver.




E aí, ficou interessado em participar do projeto Peixe Dourado? A secretária administrativa Débora Cristina nos informou que os interessados devem procurar o COMITESINOS e dependendo do tipo de interesse da pessoa é encaminhada para as escolas pólo ou é atendida diretamente. Essas escolas pólos atendem grupos, fazem palestras, participam de eventos públicos, exposições, sempre com grupo de alunos qualificados que explicam sobre o projeto, mas se o interesse da pessoa for mais ligado á pesquisa ou mobilização social pode ser diretamente no COMITESINOS.

Contatos: cmtsinos@unisinos.br ou (51) 3590.8508

2 comentários: