sábado, 8 de maio de 2010

Mapas Táteis

Cleomar Oliveira é acadêmico do do sétimo semestre do curso de Geografia na PUCRS, trabalha com o desenvolvimento de técnicas para o ensino/aprendizagem de Geografia, utilizando para esse fim tecnologias como as de sensoriamento remoto e geoprocessamento, através da análise de imagens de satélites. Também trabalha em um projeto intitulado Cartografia Tátil, que visa a inclusão através da cartografia, onde é possibilitado ao aluno com deficiência visual perceber o espaço, mesmo que de maneira fragmentada, para que melhore a mobilidade e faça relações do seu espaço percebido com o global. E foi na sua apresentação do trabalho no I Encontro Vivenciando uma Escola para Todos, com a co-autoria de Donarte dos Santos Junior e sob a orientação do professor Regis Alexandre Lahm, que Cleomar Oliveira apresentou o belíssimo trabalho intitulado Mapas Táteis. Depois de ler a entrevista deixe seus comentários para o nosso convidado.


PPEG- “ A Geografia é Para Todos!” Essa foi a frase que colocamos no primeiro dia no blog. O trabalho que o LABTATE, da Universidade Federal de Santa Catrina, define bem isso. Quando mostrastes um mapa tátil, resolvi fechar os olhos para ter a mesma percepção de uma pessoa com deficiência. Conte aos nossos visitantes, o que é e como são os mapa táteis.

Cleomar Oliveira- Os mapas táteis proporcionam ao aluno especial a percepção do espaço, a noção de limites e fronteiras, a distribuição dos elementos ali representados sejam quais forem, estes mapas são adaptações, elaborados com elementos sensíveis ao tato de diversas texturas, e como em um mapa comum os elementos representados são descritos em uma legenda onde as texturas e materiais são nomeados para que o aluno possa localizar os alvos decodificando-os.
Ao entrar em contato com os mapas táteis com diferentes temáticas o educando reproduz mentalmente e com uma facilidade imensa todas as informações presentes, espacializando os dados e compreendendo o espaço, pois sabemos que mesmo dominando o sistema braile de escrita nem todas as informações podem ser transcritas necessitamos de recursos diversos para que o aprendizado se concretize e tenha significado prático.


PPEG- Como és também da Licenciatura, qual a metodologia utilizada em sala de aula que podes indicar aos colegas?

Cleomar Oliveira- Acredito que a melhor maneira de aprender e ensinar é trazendo os conceitos para a realidade do aluno, para que possam ser percebidos no dia a dia, dando um significado prático e assim tornando a aula mais atrativa, os conhecimentos de Geografia como das demais ciências podem e devem ser utilizadas para serem aplicadas na rotina dos alunos, pois só assim o processo de aprendizado terá significado e se tornará atraente, ao ponto de o aluno criar uma nova espectativa a cada aula, contando os dias para mais uma aula de geografia.

Outra forma de visualização de conceitos e interação é através de saídas de campo onde os alunos podem perceber a partir da sua subjetividade, não apenas pelos olhos do professor e fora do ambiente de sala de aula de maneira mais descontraída, é claro que este tipo de atividade requer um planejamento e um roteiro pré estabelecido, onde a produção textual do aluno é fundamental, pois assim podemos analisar como nosso aluno está percebendo o espaço.


PPEG- Quais os livros você daria de sugestão?

Cleomar Oliveira- Para o pessoal que está interessado em aplicabilidade de conceitos no cotidiano do aluno segue estas indicações:

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Brincar e Cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de geografia: praticas e textualizações no cotidiano. Porto alegre: Mediação, 2000

Um comentário:

  1. A Geografia sempre rondou meus passos, acho que de todos nós.É uma paixão sem explicação,devo muito aos professores da Instituição que deu forma e função a esse processo de aprendizado, em particular ao professor Otávio que nunca deixou de apostar na nossa capacidade como profissionais da área.Parabéns a todos nós...

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