sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SIG-SUL 2010

O resumo artigo, que consta nos anais do cd do SIG-SUL, da autoria do colega Geógrafo Mauro Palomino que é da Universidad Alas Peruanas - UAP (Lima-Peru) e do Colégio de Geógrafos do Peru - CGP, que nos solicitou a colocação do seu resumo para que os colegas pudessem contribuir na nossa discussão geográfica. Então, após a leitura do resumo deixe seus comentários.

ANALISE MULTITEMPORAL DO SECTOR SUL DO NEVADO HUASCARÁN, PERÚ, UTILIZANDO IMAGENS DE SENSORES ÓPTICOS


RESUMO

As mudanças climáticas e o aquecimento global têm produzido sérios impactos na natureza, como o degelo acelerado das geleiras de montanha. No Peru, desde 1970, foi perdido cerca de 22% da superfície das geleiras. Esse degelo pode afetar seriamente as atividades sócio-econômicas dos países que dependem da água para o consumo e para a produção de energia. Além disso, o degelo também pode contribuir para a ocorrência de desastres naturais, desencadeados por fluxos de detritos, avalanches e inundações, como já ocorridos no Vale do Rio Santa, na região norte do Peru. Estes desastres deixaram dezenas de milhares de mortos e cidades completamente destruídas. Portanto, é imprescindível que se realize um monitoramento do degelo das geleiras para que possa ser utilizado como informação de base para a adoção de medidas preventivas. A maioria dos monitoramentos tem sido realizada tradicionalmente com informações de campo, que apresentam uma série de obstáculos para a coleta dos dados. Desta forma, atualmente tem se buscado utilizar as geotecnologias para melhorar e facilitar a realização dos monitoramentos. O uso de imagens de satélite para determinar a área de degelo das geleiras tem se mostrado eficaz nas análises multitemporais, a fim de extrair informações sobre a coberta de neve acumulada. Neste contexto, se realizou o inventario do degelo da geleiras ocorrido na bacia do rio Quillcay, setor sul do Nevado Huascarán (Peru), no período 1988-2006, utilizando imagens do sensor TM do satélite LANDSAT 5. Neste estudo foram utilizadas as imagens do sensor TM (bandas 5, 4 e 3) referentes aos anos de 1988, 1997 e 2006, assim como o Mosaico NASA Landsat ETM (bandas 7, 4 ,2). As imagens foram segmentadas e classificadas utilizando o classificador não-supervisionado ISOSEG. Os resultados obtidos demonstraram que está ocorrendo um degelo acelerado dos glaciares no Nevado Huascaran. No período de 1988 a 1997 o degelo foi de 722, 26 ha, enquanto que de 1997 a 2006 foi de 630,82 ha.
Também verificou-se que as áreas dos lagos andinos tem aumentado significativamente, colocando em risco a cidade de Huaraz. Por exemplo, o lago Palcacocha aumentou sua área em 38,15 ha no período 1988-2006, e o lago Cuchillococha aumentou sua área em 30,93 ha. É necessário a adoção de medidas preventivas e mitigadoras em caráter de urgência na bacia do rio Quillcay.

Palavras claves: Degelo glaciar, análise multitemporal, sensoriamento remoto, Nevado Huascarán, mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário